sexta-feira, 16 de maio de 2003

José de Mello Saúde e Somague contratam consultor britânico líder das parcerias público-privadas

A Cyril Sweett, que se associou em Portugal à Engimais, é a líder inglesa quer do sector público quer do privado nas várias áreas do desenvolvimento hospitalar, tendo estado envolvida em 80% de todos os projectos das parcerias público-privadas daquele País. É, ainda, consultor de idêntica iniciativa do governo irlandês.
O objectivo da contratação é obter uma gama variada de serviços de aconselhamento técnico, incluindo a gestão técnica das propostas, a gestão de riscos, o planeamento dos custos e a análise do ciclo de vida.
Anteriormente, o Grupo José de Mello Saúde havia celebrado um acordo com a KPMG Corporate Finance, o braço de consultoria financeira de um dos líderes mundiais de auditoria, para a definição do modelo e a identificação de parceiros que fiquem com a responsabilidade financeira das operações de construção de novos hospitais.
Havia contratado, igualmente, a sociedade de advogados Vieira de Almeida & Associados para a consultoria jurídica do consórcio que lidera.
José de Mello Saúde factura 200 milhões de euros por ano, sendo responsável por um conjunto de equipamentos na área da saúde sob a marca CUF, como os hospitais CUF Descobertas e CUF Infante Santo e as clínicas CUF Belém e CUF Monsanto. É gestora do hospital do Estado Amadora-Sintra e vai assumir a gestão da futura clínica CUF Alvalade, nas instalações do Sporting.
Quando anunciou a sua intenção de se apresentar nos 10 concursos hospitalares, o presidente da JMS, Salvador de Mello, explicou que a sua estratégia consiste em dedicar-se exclusivamente à prestação dos cuidados de saúde, entregando aos seus parceiros de consórcio, a construção, o financiamento e os serviços não hospitalares.
Esta é, aliás, a filosofia que o grupo adoptou nas suas unidades – nos Hospitais CUF Infante Santo e CUF Descobertas, o imobiliário pertence a sociedades gestoras de fundos imobiliários, cabendo-lhe apenas os cuidados de saúde.
A SOMAGUE é um grupo empresarial com competências específicas nas áreas da construção e dos serviços, com um volume de negócios, em 2002, de 770 milhões de euros e 145 milhões de euros de capitais próprios. Referência e líder nas áreas em que opera, é reconhecido pelo dinamismo e pioneirismo no desenvolvimento de novos negócios, designadamente na oferta de soluções integradas que incluam a concepção, construção, operação e financiamento de infra-estruturas.
A iniciativa nacional das Parcerias Público-Privadas aplicar-se-á a 10 novos hospitais, que serão financiados e geridos durante um período razoável de tempo por privados, mas integrados no Serviço Nacional de Saúde. A primeira fase, já em curso, envolverá a construção de cinco unidades (quatro na Área Metropolitana de Lisboa - Loures, Sintra, Vila Franca de Xira e Cascais) e mais o Hospital Universitário em Braga.

Etiquetas: ,