sábado, 23 de junho de 2007

Quatro áreas médicas já maioritariamente privadas

Situação denunciada num relatório que o Governo recebeu há quatro meses.
Há várias especialidades médicas que já estão maioritariamente privatizadas. Apesar de estar previsto na Constituição que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) deve ser tendencialmente gratuito para todos, os portugueses são forçados a pagar a médicos privados quando ficam doentes. A situação é denunciada num relatório que o Governo recebeu há quatro meses e que a TVI divulga, esta terça-feira, na íntegra, aqui na TVI Online.
À cabeça da lista das especialidades médicas que já se tornaram maioritariamente privatizadas, estão os dentistas, que quase não existem nos serviços públicos. Mais de 92% das consultas são privadas.
Na Ginecologia e na Oftalmologia, o cenário repete-se: 67% das consultas destas especialidades são privadas. A Cardiologia é a quarta especialidade médica maioritariamente privatizada - mais de 54%. A Ortopedia, com 45,5% das consultas privadas, é a quinta especialidade a caminho da privatização.
Estes dados constam do relatório do grupo de trabalho nomeado pelo Governo para estudar soluções que garantam a sobrevivência financeira do Serviço Nacional de Saúde. A Oposição, em bloco, está escandalizada porque o documento foi entregue há quatro meses, mas o ministro da Saúde continua a não o pôr à discussão pública.
Os peritos, no relatório, propõem ao Governo corte nos descontos de despesas de saúde em sede de IRS, o que poderá criar um grave problema na saúde oral, uma vez que a maioria dos portugueses é forçada a financiar os dentistas do próprio bolso.
Veja o relatório na íntegra, no blog pessoal do jornalista da TVI Carlos Enes, em http://www.fragmentosdeapocalipse.blogspot.com/.


  • Artigo Original
  • Etiquetas: ,